Tuesday 10 July 2018

Seção 4 desenvolvendo estratégias bem-sucedidas planejando ganhar


Capítulo 8 Seções


Por que desenvolver estratégias?


Quando você deve desenvolver estratégias para sua iniciativa?


Como você desenvolve estratégias?


O que é uma estratégia?


Uma estratégia é uma forma de descrever como você vai fazer as coisas. É menos específico do que um plano de ação (que diz o que-o-que-quando); Em vez disso, tenta responder amplamente à pergunta: "Como chegamos lá daqui?" (Queremos pegar o trem? Voar? Andar?)


Uma boa estratégia levará em conta as barreiras e os recursos existentes (pessoas, dinheiro, energia, materiais, etc.). Ele também vai ficar com a visão global, missão e objetivos da iniciativa. Muitas vezes, uma iniciativa vai usar muitas estratégias diferentes - fornecendo informações, aumentando o apoio, removendo barreiras, fornecendo recursos, etc - para alcançar seus objetivos.


Objetivos delinear os objetivos de uma iniciativa - o que seria o sucesso na realização da visão e missão. Em contraste, as estratégias sugerem caminhos a seguir (e como seguir em frente) no caminho do sucesso. Ou seja, as estratégias ajudam a determinar como você vai realizar sua visão e objetivos através do mundo de ação nitty-gritty.


Quais são os critérios para desenvolver uma boa estratégia?


As estratégias para sua iniciativa comunitária devem atender a vários critérios.


A estratégia:


Dê orientação geral. Uma estratégia, como a melhoria da experiência e da habilidade ou o aumento de recursos e oportunidades, deve apontar o caminho geral sem ditar uma abordagem estreita específica (por exemplo, usando um programa específico de treinamento de habilidades).


Ajuste de recursos e oportunidades. Uma boa estratégia aproveita os recursos e ativos atuais, como a disposição das pessoas para agir ou uma tradição de auto-ajuda e orgulho da comunidade. Ele também abraça novas oportunidades, como uma preocupação pública emergente para a segurança da vizinhança ou esforços paralelos de desenvolvimento econômico na comunidade empresarial.


Minimizar resistência e barreiras. Quando as iniciativas se propõem a realizar coisas importantes, a resistência (mesmo a oposição) é inevitável. No entanto, as estratégias não precisam fornecer uma razão para os oponentes atacarem a iniciativa. Boas estratégias atraem aliados e dissuadir oponentes.


Alcance aqueles afetados. Para abordar a questão ou problema, estratégias devem conectar a intervenção com aqueles que deve beneficiar. Por exemplo, se a missão da iniciativa é levar as pessoas a empregos decentes, as estratégias (educação e formação de competências, criação de oportunidades de emprego, etc.) atingem os desempregados?


Avance a missão. Em conjunto, são estratégias susceptíveis de fazer a diferença na missão e objectivos? Se o objectivo é reduzir um problema como o desemprego, as estratégias são suficientes para fazer a diferença nas taxas de emprego? Se o objetivo é evitar um problema, como o abuso de substâncias, os fatores que contribuem para o risco (e proteção) foram mudados suficientemente para reduzir o uso de álcool, tabaco e outras drogas?


Por que desenvolver estratégias?


Desenvolver estratégias é realmente uma maneira de concentrar seus esforços e descobrir como você vai fazer as coisas. Ao fazer isso, você pode obter as seguintes vantagens:


Aproveitando os recursos e oportunidades emergentes


Responder eficazmente à resistência e às barreiras


Um uso mais eficiente do tempo, energia e recursos


Quando você deve desenvolver estratégias para sua iniciativa?


O desenvolvimento de estratégias é o quarto passo do processo VMOSA (Visão, Missão, Objetivos, Estratégias e Planos de Ação) descrito no início deste capítulo. Desenvolver estratégias é o passo essencial entre descobrir seus objetivos e fazer as mudanças para alcançá-los. As estratégias devem sempre ser formadas antes de tomar a ação, não decidindo como fazer algo depois de ter feito isso. Sem uma ideia clara de como, as ações do seu grupo podem desperdiçar tempo e esforço e não aproveitar as oportunidades emergentes. As estratégias também devem ser atualizadas periodicamente para atender às necessidades de um ambiente em mudança, incluindo novas oportunidades e emergentes oposição aos esforços do grupo.


Como você desenvolve estratégias?


Mais uma vez, vamos nos referir aos nossos amigos na ficcional Redução do Risco (RTR) da Coalizão que espera reduzir o risco de gravidez na adolescência em sua comunidade. Percorreremos o processo de desenvolvimento de estratégias com este grupo de modo a melhor explicar o que, o quê e o porquê das estratégias.


Como com o processo que você passou para escrever suas declarações de visão e missão e para definir seus objetivos, desenvolver estratégias envolve brainstorming e falar com os membros da comunidade.


Organize uma reunião de brainstorming com membros de sua organização e membros da comunidade


Lembre-se, as pessoas vão trabalhar melhor em um ambiente descontraído e acolhedor. Você pode ajudar a conseguir isso por:


Fazer das reuniões um lugar onde todos os membros sentem que suas idéias são ouvidas e valorizadas, e onde a crítica construtiva pode ser expressa abertamente. Para ajudar a atingir esses objetivos, você pode publicar algumas "regras básicas" para que as pessoas se sintam livres para se expressar. Regras básicas podem incluir:


Uma pessoa fala ao mesmo tempo


Sem interrupção


As ideias de todos são respeitadas


Trazer ventiladores ou aquecedores (se necessário) para que as pessoas se sintam confortáveis.


Pedindo aos membros para escoltarem uns aos outros para casa ou para seus carros, o metrô, ou a parada de ônibus se a reunião se atrasar.


Proporcionar refrescos. Nunca subestime o poder da comida caseira, bebidas e outras guloseimas.


A Coalizão RTR realizou sessões de brainstorming entre os membros da organização. Eles convidaram adolescentes locais, pais, professores, conselheiros, membros da igreja e outros líderes comunitários a participar de sessões de escuta. Estes foram utilizados para ajudar a desenvolver estratégias para reduzir o risco de gravidez na adolescência. Biscoitos caseiros, frutas e café ajudaram os participantes a se sentirem bem-vindos.


Rever (identificar) os alvos e agentes de mudança para sua iniciativa


Seus objetivos de mudança incluem todas as pessoas que experimentam (ou estão em risco de) esse problema ou problema abordado por sua iniciativa. Lembre-se de ser inclusivo; Ou seja, incluir todos aqueles que são afetados pelo problema ou questão ou cuja ação ou inação contribui para ela. Por exemplo, uma coalizão como a RTR Coalition gostaria de incluir todos os adolescentes como alvos potenciais da mudança, não apenas os adolescentes que parecem particularmente em risco, e os pais, colegas e professores cujas ações ou inacções poderiam fazer a diferença.


Seus agentes de mudança incluem todos aqueles que estão em posição de ajudar a contribuir para a solução. Com a Coalizão RTR, exemplos de agentes de mudança podem incluir adolescentes, professores, conselheiros de orientação, pais de adolescentes, legisladores e outros.


Reveja sua visão, missão e objetivos para mantê-lo no caminho certo


É útil rever sua missão, visão e objetivos para garantir que suas estratégias estejam alinhadas com as metas expressas em seu trabalho anterior.


Trabalhe em conjunto para discutir as melhores estratégias para sua iniciativa


A seguinte lista de perguntas pode ser um guia para decidir sobre as estratégias mais benéficas para o seu grupo:


Que recursos e recursos existem que podem ser usados ​​para ajudar a alcançar a visão ea missão? Como eles podem ser usados ​​melhor?


Quais são os obstáculos ou resistências que poderiam dificultar a sua visão e missão? Como você pode minimizar ou contorná-los?


Quais são os potenciais agentes de mudança dispostos a fazer para servir a missão?


Você quer reduzir o problema existente, ou faz mais sentido tentar prevenir (ou reduzir o risco de) problemas antes que eles comecem? Por exemplo, se você está tentando reduzir a atividade sexual adolescente, você pode considerar alinhar algumas de suas estratégias a crianças mais novas, para quem o sexo não é ainda uma edição pessoal; Ou, para promover o sucesso acadêmico, trabalhar com crianças mais novas que ainda têm pleno potencial de aprendizado e sucesso escolar.


Como suas estratégias potenciais diminuirão o risco para experimentar o problema (por exemplo, meninas jovens recebendo pressão para o sexo de homens mais velhos)? Como as estratégias aumentarão os fatores de proteção (por exemplo, o apoio dos colegas, o acesso aos contraceptivos)?


Que estratégias potenciais afetarão toda a população e o problema? Por exemplo, conectar jovens com adultos que cuidam pode ser bom para virtualmente todos os jovens, independentemente da renda ou experiência passada com o problema. Além disso, apenas uma estratégia, que afeta apenas uma parte da comunidade, como escolas ou organizações de jovens, muitas vezes não é suficiente para melhorar a situação. Certifique-se de que suas estratégias afetam o problema ou problema como um todo.


Que estratégias potenciais atingem aqueles em risco particular para o problema? Por exemplo, os exames precoce podem ajudar a focar aqueles com maior risco de doença cardíaca ou câncer; Passado fracasso acadêmico ou história de uso de drogas, para identificar com quem apoio e outros esforços de intervenção podem ser focados.


Vejamos as estratégias propostas pelos membros da RTR Coalition para prevenir a gravidez na adolescência.


Exemplo: As estratégias da RTR Coalition


Seguiremos as seguintes estratégias para alcançar cada um de nossos objetivos:


Ajudar as igrejas locais a implementar sessões de conscientização entre pais e filhos (por exemplo, uma série de palestras podem ser dadas discutindo como conversar com seu preteen sobre sexo);


Incluir educação sexual abrangente no currículo de alunos do jardim de infância até a 12ª série, incluindo informações sobre abstinência, habilidades de tomada de decisão sexual e planejamento familiar / contracepção em horários apropriados para a idade;


Incorporar opções nas escolas aos programas de apoio aos professores e aos pares;


Levantamento e relatório sobre o conhecimento, atitudes e comportamento dos alunos relacionados com questões sexuais;


Aumentar o acesso à contracepção;


Organizar um grupo de ação da escola / comunidade para criar atividades supervisionadas após a escola, programas de mentor, etc.


Coisas a observar sobre as estratégias RTR:


Eles dão direção geral (sem ditar detalhes, como os currículos de educação sexual específicos a serem usados).


Eles se encaixam recursos locais, incluindo uma variedade de agentes de mudança disponíveis (neste caso, os pares, pais e responsáveis, clero e professores).


Algumas estratégias tentam mudar as situações existentes (como o aumento do acesso à contracepção); Outros são voltados para parar o problema da gravidez adolescente antes que ele comece (por exemplo, ajudar as igrejas locais a melhorar a comunicação entre pais e filhos precoces).


As estratégias envolvem muitas partes diferentes da comunidade, incluindo igrejas e outros grupos de quem se pode esperar oposição a algumas estratégias (como o acesso a contraceptivos).


As estratégias tentam diminuir alguns dos prováveis ​​fatores de risco para a gravidez na adolescência (falta de informação, falta de acesso aos contraceptivos, pressão dos pares) e, ao mesmo tempo, tentam aumentar alguns dos possíveis fatores de proteção Comunicação, envolvimento da igreja, educação, oportunidades para um futuro melhor).


Verifique se as estratégias propostas são completas, exatas e se elas contribuem para a visão, a missão e os objetivos

No comments:

Post a Comment